sexta-feira, janeiro 05, 2007

Desmandos patrimoniais

A 1 de Outubro de 2005 o jornal As Beiras publicava, na secção Ao Postigo, um reparo sobre um atentado ao património cometido ao busto de Camilo Pessanha no Jardim da Sereia. A Câmara Municipal de Coimbra ao realizar as obras de melhoria naquele espaço público tinha esquecido, entre outras coisas, de recolocar algumas letras no busco do poeta. Mário Nunes, vereador da cultura (?), desculpou-se com os vândalos e os “desmandos patrimoniais” praticados contra as estátuas da cidade e que as letras, respectivas a Camilo Pessanha, já estavam a fazer em S. João da Madeira e que iam ser repostas brevemente. Até porque a CMC estava, juntamente com o Instituto Internacional de Macau, a preparar uma edição bilingue do “Clepsidra”.

Já na referida informação do Ao Postigo se provava, através de 2 fotografias (antes das obras e depois), que as letras nunca lá foram postas durante as obras efectuadas.

Agora, passado mais de um ano da referida informação, a Denuncia Coimbra vem provar através de uma fotografia feita a 3 de Janeiro do presente ano, que as letras continuam a faltar.

Sem comentários: