segunda-feira, janeiro 29, 2007

Censurado?




































Conforme tínhamos prometido fomos ver o espectáculo “Sós em Miami”, da companhia de Bragança TEATRO em MOVIMENTO, que foi censurada pela direcção do TAGV. É uma peça de intervenção e denuncia o julgamento de Gerardo Hernández, René González, Ramón Labañino, António Guerrero e Fernando González. Cinco jovens cubanos presos nas cadeias norte-americanas. É uma reflexão crítica colectiva sobre um julgamento fantoche. Um grito actual e real onde só a verdade é revolucionária e interventora. Não entendemos o argumento do TAGV ao censurar este espectáculo. Ao faze-lo está a censurar a verdade e ajudar a condenar mais 5 inocentes. Gostávamos que definisse melhor o que é, para si, “demasiado panfletário”, sr. Director.

Em humorada conversa, com um dos responsáveis pelo espectáculo, a mudança para o Auditório do IPJ até foi melhor em termos técnicos e a idiota censura teve o seu lado positivo porque, este espectáculo, chegou ao conhecimento do governo em Cuba. Bingo! É para isso que a arte interventiva serve. Saber comunicar com a verdade. Um dos espectadores que não se deixou censurar foi Mário Nunes, vereador da cultura, ali estava ele a ouvir a verdades todas. Nuas, cruas mas libertárias. Sem medos.

Para dar credibilidade, não só à causa como ao trabalho da companhia, estava nem mais nem menos, a Adida Cultural de Cuba em Portugal e o Embaixador de Cuba.

Sr. Director, para a próxima vá tomar café com o Magnifico Reitor e, obviamente, demita-se.

Ultima sessão em Coimbra, dia 29 ás 21.30H.

Sem comentários: